• Portal Tijuca-RJ

TEATRO MUNICIPAL ZEIMBINSKI

Atualizado: Mai 26




O TEATRO

Começou a ser construído em 1986 e foi inaugurado em 1988 sob a batuta do ator e diretor Walmor Chagas. Idealizador, fundador e dono da casa.



Walmor se desfez de todos os bens que conseguiu juntar nos 40 anos de carreira para realizar a construção do Teatro. Escolheu o bairro da Tijuca por ser mais viável economicamente.



O nome escolhido foi “Teatro Ziembisnki”, em homenagem ao ator e diretor polonês Zbigniew Marian Ziembisnki.


Walmor explica essa escolha da seguinte forma: “Apesar de ter nascido na Europa, foi ele quem descobriu para nós, artistas brasileiros, como o grande Nelson Rodrigues. Minha escola - (...) e de muitos outros - foi o teatro estrangeiro. Agora que estou prestes a comemorar 40 anos de teatro ano que vem, quero viver nossos personagens, aprender com eles…”



A intensão de Walmor Chagas era dar espaço aos atores e autores brasileiros e valorizar a qualidade dos artistas nacionais.



Em 06 de abril de 1988 era inaugurado o Teatro Ziembinski, com três peças curtas em sua programação de estreia, das quais uma delas estava sob direção do próprio Walmor.



Com o passar dos anos, as programações do Teatro, incluíram a música, com o “Seis e meia no Zimba” e a dança, tornando-se um grande polo artístico de vertentes diversas.



Em 1994, o Teatro Ziembinski passou a ser administrado pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Com a direção do espaço por Enrique Diaz. Aderbal Freire Filho assumiu a direção logo após, com uma equipe administrativa que reativou espetáculos e a criação do Teatro Aberto Infantil. Foi a primeira casa da Rede de Teatros Municipal voltado para o teatro infanto-juvenil.



Em 2001 o espaço passou por outra grande reforma, melhorando o acesso do público ao teatro e mudando a sua entrada principal para a Avenida Heitor Beltrão.



Em 2018 o teatro completou 30 anos, mantendo seu DNA com espetáculos infanto-juvenis, musicais e também atendendo ao público adulto. Nas dependências do teatro tem um espaço para leitura, onde o público pode ler e trocar livros com os do teatro, um espaço infantil para as crianças se entreterem enquanto esperam o horário da peça.



E ainda conta com as oficinas que complementam sua programação e aproximam os amantes da arte e cultura, tornando o teatro mais agradável e feliz.

7 visualizações

Assine a minha newsletter

© 2020  Portal Tijuca-RJ - O seu bairro da internet

E-mail: contato@tijuca-rj.com.br

  • Facebook
  • Instagram