• Portal Tijuca-RJ

Prefeitura fiscalizou 79 estabelecimentos e ambulantes em dois dias de ações conjuntas contra Covid


Agentes percorreram, nesta semana, áreas comerciais do Méier, Vista Alegre, Vila da Penha, Ilha do Governador, Tijuca e Maracanã. - Foto: Divulgação/Seop



A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), fiscalizou 79 estabelecimentos e comerciantes em dois dias de ações conjuntas, na Zona Norte, para verificar o cumprimento de medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. Os agentes estiveram, na terça e quarta-feira, dias 14 e 15/07, em áreas comerciais do Méier, Vista Alegre, Vila da Penha, Ilha do Governador, Tijuca e Maracanã.



Coordenada pela Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, a força-tarefa conta com profissionais da Guarda Municipal; Secretaria Municipal de Fazenda; Subsecretaria de Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria Municipal de Saúde; Comlurb; e Polícia Militar. O efetivo varia de acordo com cada ação.



Balanço detalhado dos últimos dois dias


Ontem, quarta-feira, 15/07, em ação pela manhã na Ilha do Governador, a maioria do comércio na orla encontrava-se fechado. Um quiosque foi interditado por falta de alvará. Ao todo, foram fiscalizados 20 estabelecimentos e dois ambulantes nas praias de São Bento e da Bica, e Estrada do Galeão. Já à noite, foram fiscalizados polos gastronômicos da Tijuca (Praça Varnhagen), Vila Isabel e Maracanã, onde não foram constatadas aglomerações. Nove estabelecimentos foram fiscalizados, um deles fechado.



Na terça-feira, 14/07, os agentes fiscalizaram, durante o dia, cinco estabelecimentos e 30 ambulantes em trecho da Rua Dias da Cruz, no Méier. Destes, dois estabelecimentos e três ambulantes foram multados por diversas irregularidades, e 13 vendedores não autorizados orientados a desocupar o espaço público. Cerca de 130 kg de resíduos sólidos foram recolhidos da via. Em ação noturna, a força-tarefa visitou, pelo segundo dia consecutivo, os bairros de Vista Alegre e Vila da Penha. Foram fiscalizados seis estabelecimentos (três deles autuados) e sete ambulantes na Avenida Brás de Pina e Praça Paulo Setúbal.



Desde o início da Fase 3A do Plano de Retomada, iniciada no último dia 2, a força-tarefa da Prefeitura percorreu 24 bairros: Campo Grande, Rio das Pedras, Bangu, Padre Miguel, Santa Cruz, Paciência, Taquara, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste; Leblon, Botafogo, Flamengo, Copacabana e Ipanema, na Zona Sul; Vista Alegre, Vila da Penha, Penha Circular, Méier, Madureira, Tijuca, Ilha do Governador, Vila Isabel e Maracanã, na Zona Norte; e o Centro da cidade.



Números gerais



Como parte das medidas adotadas pela Prefeitura contra a pandemia, a Seop integrou, de 18 de março a 13 de julho, 363 ações conjuntas de fiscalização do comércio em toda a cidade. Nesses mais de três meses de atuações diárias, foram fiscalizados 37.266 estabelecimentos, com 27.348 pontos comerciais fechados.



Já o Disk Aglomeração (outra frente de fiscalização coordenada pela Seop) atendeu 11.206 ocorrências desde 31 de março, quando o serviço entrou em operação com base em chamados ao canal 1746 (telefone, site ou aplicativo). Os dez bairros mais demandados são: Campo Grande, Realengo, Bangu, Santa Cruz, Barra da Tijuca, Taquara, Tijuca, Centro, Copacabana e Recreio dos Bandeirantes.

1 visualização

Assine a minha newsletter

© 2020  Portal Tijuca-RJ - O seu bairro da internet

E-mail: contato@tijuca-rj.com.br

  • Facebook
  • Instagram