• Portal Tijuca-RJ

Prefeitura entrega 31 equipamentos de ponta a 11 unidades de saúde da Grande Tijuca


População atendida em clínicas da família, centros municipais de saúde e policlínica será beneficiada com mais esse investimento. Foto: Nelson Perez/Prefeitura do Rio



O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou nesta terça-feira, 04/08, mais 31 equipamentos novos para as unidades de Atenção Primária da Área de Saúde 2.2, que compreende a região da Grande Tijuca. Ao todo, 11 unidades, entre clínicas da família, centros municipais de saúde e uma policlínica, serão beneficiadas. São 14 desfibriladores, seis focos cirúrgicos, seis aparelhos de ultrassonografia, dois aparelhos de eletrocardiograma, dois aparelho de rx e uma autoclave.

– São equipamentos que vão melhorar ainda mais a consulta, os exames e todos os procedimentos que são feitos por aqui na região da Tijuca. É uma conquista para o Rio de Janeiro – afirmou Crivella durante a entrega dos aparelhos, na Policlínica Hélio Pellegrino, na Praça da Bandeira.



Investimento em saúde muito antes da pandemia de covid-19


Os equipamentos adquiridos são fruto de um investimento de mais de R$ 370 milhões da atual gestão para estruturar e modernizar as unidades municipais de saúde. Foram comprados mais de 18 mil itens, entre eles 726 respiradores e 27 tomógrafos que já realizaram mais de 190 mil exames. O Hospital Municipal Jesus, que faz parte da região, recebeu recentemente 53 novos e modernos equipamentos.



Unidades que já tiveram entrega de equipamentos


Já receberam os equipamentos comprados recentemente para modernização do parque tecnológico os hospitais Ronaldo Gazolla, de campanha, Evandro Freire, Barata Ribeiro, Miguel Couto, Salgado Filho, Rocha Faria, Pedro II, Lourenço Jorge, Rocha Maia, Jesus, Francisco da Silva Telles, Albert Schweitzer, Souza Aguiar, Nossa Senhora do Loreto, Piedade, as maternidades Leila Diniz, Fernando Magalhães, Maria Amélia Buarque de Hollanda, Herculano Pinheiro, Alexander Fleming, Mariska Ribeiro, Carmela Dutra e os CERs Barra, Leblon, Centro, Campo Grande, Santa Cruz, Realengo e Ilha do Governador.



Sobre a Saúde na região da Grande Tijuca – Área 2.2


A região abrange os bairros da Praça da Bandeira, Tijuca, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí e Grajaú. A Secretaria Municipal de Saúde oferece assistência para a população local que é de 371 mil habitantes com 13 unidades, sendo um hospital de pediatria (Jesus) uma policlínica, um centro de atenção psicossocial para álcool e outras drogas, um centro de reabilitação, duas clínicas da família, sete centros municipais de saúde, além de contar com 34 equipes de saúde da família. Em média, são realizadas por mês, na atenção primária na região, 70 mil atendimentos,15 mil consultas médicas, 9 mil consultas de enfermagem e 10 mil visitas domiciliares.



A Policlínica Helio Pellegrino é uma unidade de atenção secundária, 100% regulada pelo SISREG. Possui 17 especialidades, incluindo atendimento de saúde mental, nutrição e fonoaudiologia. Na unidade são feitas mensalmente 5 mil consultas, além de 10 mil exames laboratoriais e 600 de imagem (raios x e ultrassom).




Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

3 visualizações

Assine a minha newsletter

© 2020  Portal Tijuca-RJ - O seu bairro da internet

E-mail: contato@tijuca-rj.com.br

  • Facebook
  • Instagram