- Portal Tijuca-RJ
Parque Nacional da Tijuca, Jardim Botânico e Parque Lage são reabertos
Retomada conta com série de regras e restrições em determinados locais.

O Parque Nacional da Tijuca, o Jardim Botânico e o Parque Lage reabriram parcialmente para visitação nesta quinta-feira (9) com medidas de segurança. A retomada é planejada de forma gradual e segue uma série de regras.
Os locais foram fechados em março, quando autoridades adotaram medidas restritivas para tentar conter a disseminação do novo coronavírus. Parques reabrem hoje ao público no Rio mas os mirantes continuam fechados
No início de junho, a prefeitura do Rio anunciou uma reabertura gradual dividida em fases. Os parques eram autorizados já na fase 1, somente para atividades físicas. Parque Nacional da Tijuca
A retomada do Parque Nacional da Tijuca ocorre de forma gradual e tem como foco a prática de atividades físicas ao ar livre e as vias públicas que cortam o local.
Os visitantes devem seguir as regras de ouro especificadas pelo município (confira regras no fim da reportagem), como uso obrigatório de máscaras, porte e utilização de álcool em gel e respeito ao distanciamento social. Além disso, é necessário descartar o lixo de forma correta fora das dependências do parque e respeitar as faixas de isolamento, principalmente nas trilhas.
Não é permitido a entrada de veículos motorizados, como motos, carros, caminhões e vans. As vias são liberadas apenas para pessoas que estejam a pé ou de bicicleta.
É proibido:
Acesso a mirantes, como o do Corcovado, Dona Marta e Vista Chinesa, cachoeiras, duchas, rios, lagos e lagoas, praças e áreas compartilhadas, como o espaço de piquenique/churrasco no recanto dos pintores;
Realização de confraternizações e eventos em áreas abertas;
Atividades em grupos com mais de 10 participantes;
Entrada de veículos motorizados, com exceção de veículos oficiais e de órgãos públicos, que façam transporte de turistas até o Centro de Visitantes (CV) e de esportistas de voo livre, e usados para execução de manutenção e reparo das antenas localizadas no Sumaré.
Acesso ao Cristo Redentor, Trem do Corcovado e Paineiras-Corcovado.
Jardim Botânico A retomada do Jardim Botânico também se dá de forma gradual e apresenta mudanças e novidades para os visitantes. Com um planejamento de reabertura em quatro fases, o ponto turístico orienta que as pessoas obedeçam a uma série de regras durante a visitação.
Para controlar o fluxo de entrada, os interessados devem agendar data e horário de visita no site. É recomendável que visitantes levem garrafas, já que os bebedouros estão lacrados.
Durante toda a visita, as pessoas devem respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros, usar máscaras, higienizar as mãos antes e depois de cada atividade e ter atenção à etiqueta respiratória em caso de tosse ou espirro.
Na primeira fase, o Arboreto, o Cactário e Bromeliário estão abertos, com entrada apenas pelo portão da Rua Jardim Botânico. A partir desta quinta-feira (9), o Jardim Botânico oferece novas atividades, como a Trilha da Mata Atlântica, onde os visitantes podem conhecer 27 espécies do bioma que fazem parte da coleção viva do jardim.
Coleções e áreas com grau de confinamento seguem fechados.
Parque Lage A área verde do Parque Lage é reaberta nesta quinta-feira (9), já o palacete e o Café La Plage reabrem na sexta-feira (10). As aulas da Escola de Artes Visuais seguem apenas on-line.
O Quiosque Plage também volta a funcionar, mas deve seguir regras como distanciamento entre consumidores, limite de dez pessoas no entorno do estabelecimento, não oferecer cardápio físico e fornecer apenas materiais descartáveis para o consumo.
A entrada dos visitantes, apenas com máscaras, é realizada apenas pelo portão principal e há um limite de 200 pessoas por hora. Funcionários devem aferir a temperatura corporal de cada visitante na entrada.
É proibido:
Acesso à Capelinha, Grutas, Aquário, Parque Infantil, Cavalariças e áreas de piquenique;
Realização de confraternizações, eventos e piqueniques em áreas abertas da unidade;
Trânsito de veículos motorizados dentro do Parque, exceto prestadores de serviços, entrega de materiais e funcionários;
Excursões e incursões ao parque de grupos de mais de dez pessoas;
Realização fotos em grupo, ingresso de tripés, refletores e outros equipamentos profissionais de fotografia, a não ser os previamente autorizados pela Direção da EAV Parque Lage.
Fonte: G1.com