• Portal Tijuca-RJ

Parque Nacional da Tijuca intensifica fiscalização e promete multar quem desrespeitar as regras

Direção decidiu implantar a medida a partir deste fim de semana. Agentes perceberam que frequentadores vão ao local sem máscara, se aglomeram e acessam cachoeiras e mirantes ainda fechados ao público. Áreas do PNT foram reabertas no dia 9.



A direção do Parque Nacional da Tijuca decidiu intensificar a fiscalização na área a partir deste fim de semana, após constatar que as regras de reabertura, iniciada no dia 9 de julho, não estão sendo respeitadas pelos frequentadores. O parque ficou fechado por 128 dias.



Além do trabalho de conscientização, os agentes do parque poderão multar quem estiver sem máscara, em grupos de mais de 10 pessoas e em locais que ainda não estão abertos, como mirantes e cachoeiras. Os veículos motorizados também continuam proibidos de acessar o parque.

  • Fotos mostram pontos turísticos vazios no Parque Nacional da Tijuca

  • Ciclistas desrespeitam a interdição do Parque Nacional da Tijuca



As multas para quem desrespeitar as medidas variam de R$ 500 a R$ 10 mil reais. A nota com a nova determinação da direção do PNT informa ainda que fotos e vídeos publicados em redes sociais dos frequentadores, e que mostrem publicamente o desrespeito às normas, poderão ser usados como prova no processo de autuação.



Desrespeito

A reportagem da TV Globo mostrou nesta sexta-feira (21) imagens de frequentadores que não seguem as regras impostas desde a reabertura.



Em um dos vídeos, um homem é visto pulando uma fita de isolamento na Vista Chinesa, um dos mirantes ainda fechados ao público. Além de pular a fita, ele reclama das normas para evitar aglomeração (veja o vídeo).



- alguém te nomeou fiscal dessa p****a aqui? - tu tem algum documento aí pra me mostrar? - Pô, então tá falando besteira, aqui não pode aglomeração, uma pessoa só não é aglomeração, vamo (sic) aprender a interpretar a p***a da lei, valeu?



Em outro momento, é possível ver que um homem alimenta macacos na Mesa do Imperador, mirante que também está interditado por causa da pandemia. Os agentes também já registraram atropelamentos de animais nas pistas.




Fonte: G1.com

0 visualização

Assine a minha newsletter

© 2020  Portal Tijuca-RJ - O seu bairro da internet

E-mail: contato@tijuca-rj.com.br

  • Facebook
  • Instagram