• Portal Tijuca-RJ

Ensaio fotográfico revela o cotidiano das equipes de saúde da Uerj no combate ao Coronavírus


Professora da Faculdade de Serviço Social (FSS) da UERJ, Tainá Caitete, relata a rotina de quem atua na linha de frente no combate ao Coronavírus. Com um olhar especial para a crise gerada pela doença, a docente registra, através da lente de sua câmera fotográfica, todo o esforço dos profissionais de saúde que atuam no complexo da Universidade, que reúne a Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe). Além de estar à frente do Serviço Social da PPC, Caitete, em parceria com as professoras Mônica Alencar e Paula Bonfim, coordena o Coletivo Questão Social em Foto, vinculado à FSS.



Foto: Reprodução Instagram Tainá Caitete“Como já estou realizando o trabalho presencial na PPC, eu mesma venho tirando as fotos, para evitar que outras pessoas do coletivo se exponham. Além do registro, buscamos destacar os trabalhadores e trabalhadoras que atuam diretamente nesse enfrentamento, no sentido de valorizar os profissionais”, explica a professora.



Foto: Reprodução Instagram Tainá CaiteteA narrativa visual construída pelos cliques revela a dedicação diária de médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, entre tantos outros profissionais de saúde, na luta contra a pandemia: são flagrantes dos gestos de preservar a vida, confortar, cuidar. A série começou em abril, na PPC, e, em junho, no Hupe. Já foram capturadas e editadas cerca de 300 imagens e algumas podem ser conferidas no Instagram do grupo: @questaosocialemfoto.



Dependências do Hospital Universitário Pedro Ernesto- HUPE / Foto: Reprodução Instagram Tainá Caitete“O projeto se articula a outro, que fala do lugar da Faculdade de Serviço Social nesse processo, visando à aproximação e entendimento das condições materiais e subjetivas de nossos alunos nesse período da pandemia”, comenta.



Foto: Reprodução Instagram Tainá CaiteteNesse outro projeto, estudantes da graduação em Serviço Social, que participaram de uma pesquisa sobre o curso, foram convidados a também registrarem seu cotidiano em fotografias.



Foto: Reprodução Instagram Tainá CaiteteSão projetos distintos, mas que se articulam nessa relação entre o desafio profissional e as condições de vida, e como cada um vem lidando com esse contexto pandêmico. Ao final, teremos uma visão mais ampla dessas vivências, tanto em relação aos profissionais na linha de frente, quanto aos nossos alunos nessa conjuntura”, destaca Tainá Caitete.




Fonte: DiarioDoRio

3 visualizações

Assine a minha newsletter

© 2020  Portal Tijuca-RJ - O seu bairro da internet

E-mail: contato@tijuca-rj.com.br

  • Facebook
  • Instagram