• Portal Tijuca-RJ

COMUNICADO - PARQUE NACIONAL DA TIJUCA



ATENÇÃO: todo o Parque Nacional da Tijuca (trilhas, cachoeiras, Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Mirante da Cascatinha, poço da Cascatinha Taunay, Parque Lage e todos os outros pontos do Parque), CONTINUA FECHADO, pois esta é uma unidade de conservação gerida pela União. A entrada não autorizada no Parque constitui infração ambiental prevista no Plano de Manejo do Parque, com possível aplicação de multa de até 10 mil reais.



Veja abaixo o texto que publicamos sobre a prorrogação de interdição do Parque em 23/3/20:


O Parque Nacional da Tijuca informa que, conforme portaria de número 227 da presidência do ICMBio, publicada neste domingo (22/3/20), está suspensa a visitação pública nas Unidades de Conservação Federais por tempo indeterminado – com validade a partir da data de publicação da portaria. Por isso, o fechamento do Parque Nacional da Tijuca permanecerá por tempo indeterminado.



A medida respeita a condição de transmissão comunitária do coronavírus (covid-19), reconhecida por meio da portaria de número 454 do Ministério da Saúde, de 20 de março de 2020. O Parque Nacional da Tijuca, assim como outras UCs, encontra-se fechado desde o dia 17/3/20, devido às medidas de prevenção ao contágio do coronavírus.



ACESSO AO CORCOVADO


As concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras Corcovado também vão manter suspensos o transporte de passageiros para o Corcovado. A interrupção dos serviços começou às 17h30 da terça-feira (17/3/20). Desde então, o Cristo Redentor também está com o acesso fechado.



SOBRE INGRESSOS ADQUIRIDOS


O turista que tiver comprado ingresso para algum atrativo em parque nacional deverá solicitar o cancelamento dos bilhetes, compra dos serviços e reembolso diretamente à concessionária que atua prestando essas atividades. Todos os concessionários já foram comunicados da decisão de fechamento das UCs. Os parques que contam com concessão de serviços são os seguintes:


Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros; Parque Nacional do Itatiaia; Parque Nacional do Pau Brasil; Parque Nacional da Tijuca; Parque Nacional de Fernando de Noronha; Parque Nacional da Serra dos Órgãos;



Parque Nacional do Iguaçu. Clique no link https://bit.ly/2IWKVMr e confira os contatos das concessionárias.


DEMAIS SETORES DO PARQUE


Todo o Parque está fechado, o que quer dizer que não pode visitar locais como, por exemplo, a Pedra da Gávea, a Pedra Bonita, os picos da Tijuca e Bico do Papagaio, o Parque Lage, a Vista Chinesa, o Mirante Dona Marta, a Cascatinha Taunay e seu poço de banho, as várias cachoeiras etc.



COLABORE


O Parque Nacional da Tijuca pede que as pessoas, sejam visitantes de longe, de perto ou moradores das comunidades do entorno, respeitem a suspensão da visitação.





Fonte: Parque Nacional da Tijuca

2 visualizações

Assine a minha newsletter

© 2020  Portal Tijuca-RJ - O seu bairro da internet

E-mail: contato@tijuca-rj.com.br

  • Facebook
  • Instagram