• Portal Tijuca-RJ

Colégio Militar do Rio diz que frequência de alunos é superior a 50%

Direção da escola sustenta que docentes civis não estão proibidos de ir à unidade e que 'muitos passaram a dar aulas presenciais voluntariamente'.


A direção do Colégio Militar do Rio de Janeiro afirmou que "muitos professores civis estão dando aulas presenciais voluntariamente".



Na sexta-feira (18), a 1ª Vara Federal do Rio atendeu a uma ação do Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica e suspendeu o retorno dos docentes civis — até que haja vacinação.



“O que fizemos foi mostrar ao juiz a impossibilidade de ter aulas seguras no colégio”, disse Marcelo Assunção, coordenador da entidade.


O Colégio Militar disse os professores civis não estão proibidos de ir à unidade. A direção sustenta que a decisão dá a eles respaldo caso não compareçam. Ainda segundo a instituição, a frequência de alunos está superior a 50% — a maioria deles vai de transporte escolar.




O colégio afirmou ainda que mantém o ambiente virtual de aprendizagem para alunos do grupo de risco da Covid-19 ou para os que convivem com parentes nessa situação. Sobre as condições sanitárias, o colégio disse que ainda não foram apresentados laudos sobre os protocolos de segurança da unidade. As aulas presenciais retornaram no dia 14, mas os professores civis entraram em greve sanitária.



De acordo com Marcelo, apenas um terço dos alunos compareceu nesta segunda-feira (21).



“Há aulas com professores militares. O colégio insistiu em considerar que possui condições de dar aulas, apesar de os cientistas mostrarem que não e apesar de não estar liberado para o funcionamento de escolas públicas e nem privadas no Estado do Rio de Janeiro. E apesar do bom senso, porque os próprios pais têm dificuldade de acreditar na capacidade do colégio manter seus filhos seguros”, afirmou o coordenador.


De acordo com informações passadas ao G1 pelo Colégio Militar do Rio de Janeiro, a instituição realiza um rodízio de aulas entre as séries para que sejam respeitadas as medidas de distanciamento social.



Nesta segunda (21), por exemplo, os estudantes do 3° ano do ensino médio e do 9° ano do ensino fundamental estão tendo aulas presenciais, o que acontecerá três vezes por semana.



Os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio e os alunos do 8° ano devem voltar às aulas amanhã. A previsão é que eles estudem presencialmente duas vezes por semana. Na próxima semana, os alunos do 6° e 7° anos também devem aderir ao rodízio.




Fonte: G1.com

4 visualizações

Assine a minha newsletter

© 2020  Portal Tijuca-RJ - O seu bairro da internet

E-mail: contato@tijuca-rj.com.br

  • Facebook
  • Instagram