• Portal Tijuca-RJ

Centro da Música Carioca Artur da Távola - Programação de Julho de 2021

Julho - Exposição de Arte Colagem Mulheres e Música (no Jardim)


Artista Plástica – Lili Rose


A exposição de Arte Colagem Mulheres e Música é inspirada na memória de algumas mulheres corajosas que se reinventaram, desafiaram, transgrediram, sobreviveram e tiveram momentos marcantes na história da música brasileira. Nomes como Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda, Nara Leão, Clementina de Jesus, Rita Lee, Zaíra de Oliveira e Clara Nunes.



Algumas dessas musas preservaram e divulgaram nossos diversos estilos musicais nos quatro cantos do Brasil e no exterior através de suas vozes e composições.



Serviço:


Exposição de Arte Colagem "Mulheres e Música" Horário de visitação: Quinta a Domingo – 10h as 17h Local: Jardim Entrada Gratuita

Julho - Exposição interativa Música Brasilis (no Casarão)

Curadoria: Rosana Lanzellote


Uma viagem pelos 500 anos da música no Brasil. Essa é a proposta da exposição interativa Música Brasilis, que chega ao Centro da Música Carioca Artur da Távola, na cidade do Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira, dia 20 de setembro. A exposição é realizada pelo Instituto Musica Brasilis, sob a curadoria de Rosana Lanzelotte e traz a primeira linha interativa que mostra momentos emblemáticos e os músicos através de exemplos dos seus repertórios. Por meio de instrumentos musicais, vídeos e instalações interativas que ilustram os 5 séculos de música brasileira.



O projeto resgata a música brasileira, mostrando em três módulos, os instrumentos dos índios tupinambás passando pelos dos escravos africanos, chegando aos de origem europeia de diversas épocas, até os dias de hoje. Também conta com jogos onde os visitantes aprendem como funcionam as partituras e ainda podem brincar de compor a sua própria música.



MÓDULOS DA EXPOSIÇÃO


A - INSTRUMENTAL: instrumentos de origem indígena, europeia e africana. Em um totem interativo, o visitante seleciona vídeos que mostram como funcionam os instrumentos de diversas famílias – teclados, cordas, percussão e sopro ‐, em que músicos descrevem suas características e emprego na música.

B – JOGOS:

JOGO DE COMPOR: os visitantes "criam" a própria música a partir de trechos pré-gravados. As diferentes seções da mesa correspondem aos "ingredientes" da música: ritmo, melodia e harmonia.

JOGO DE MIX: possibilita aos visitantes entender, através de animações, como funciona a notação musical. Os visitantes podem atuar sobre o volume de partes da instrumentação, para compreender como se somam para formar a música.

C - LINHA DO TEMPO DA MÚSICA BRASILEIRA: propicia o acesso a informações e vídeos de obras de mais de 500 compositores brasileiros. Os conteúdos são provenientes do portal Musica Brasilis e podem ser filtrados por autor, período e gênero.


Serviço:


Exposição Música Brasilis Horário de visitação: Quinta a Domingo – 10h as 16h Local: Palacete Garibaldi Entrada Gratuita Agendamento: www.sympla.com.br/centrodamusicacariocaarturdatavola

2 visualizações0 comentário