• Portal Tijuca-RJ

CENTRO COREOGRÁFICO EM CASA 11



Título: Rio Dance Lab / Rodrigo Soninho

Linguagem: Dança

Público-alvo:


Sinopse/resumo: O Rio Dance Lab foi o primeiro evento da agenda do Centro Coreográfico a ser cancelado pelas medidas de isolamento social de combate a covid19. Conversaremos com Rodrigo Soninho, idealizador do evento, sobre suas estratégias de manutenção e planos futuros.

Movido a partir do desejo de juntar os novos talentos e profissionais experientes do cenário das danças urbanas a fim de unir a visão vanguardista dos jovens e a solidez do conhecimento dos mais antigos em um só lugar, o evento, idealizado em 2018, promove workshops, imersões, showcase, batalhas, exibições audiovisuais e palestras sempre buscando um lugar acessível a todxs.

Serviço:

Data: 5 de junho Horário: às 17h (online) Link para acesso: @ccoregraficorj

Classificação: Livre

Duração: 1h

Informações:




Título: CompartilhanDança

Linguagem: Dança

Público-alvo: Pessoas interessadas em Dança, Teatro e Performance.


Sinopse/Resumo: A Live Performance "CompartilhanDança" é um laboratório de improvisação que visa expandir processos criativos em dança através da interação e colaboração nas redes sociais. Esse projeto foi pensado pelo Coletivo de Dança Redemoinho/UFPB, coordenado por Victor D'Olive, com o principal objetivo de compartilhar danças e processos de composição coreográfica nas redes sociais em tempos de quarentena.


O impacto da pandemia do coronavírus na arte e na sociedade, de modo geral, devido a necessidade de isolamento social, levou o Coletivo Redemoinho a se reunir e pensar em estratégias de ações voltadas para a prevenção e o combate à Covid-19. A Live Performance busca, portanto, colaborar no processo de conscientização das pessoas e reforçar, através da dança, alguns cuidados essenciais para a manutenção da saúde de todos.


Estabelece-se, então, um jogo entre o improvisador e os espectadores da Live, onde assume-se o interesse de promover uma arte endereçada ao processo de conscientização da covid-19 e à necessidade de que as pessoas fiquem em casa.  Desejamos que as pessoas mesmo em isolamento se mantenham alegres, criativas e se percebam vivas em interação! Acreditamos que a dança e os processos de interação nas redes sociais fomentam e estruturam novos padrões de sociabilidade e isso é importante para que nós não esqueçamos, nesses tempos de isolamento, quem somos.


Ficha Técnica: Proposição: @victordolive; Improvisadores: @_corpocontinente @fla.esp @melquiabrantes @poedanca @_victordolive; Imagem: @carlos_marcato; Apoio Técnico: @coletivoredemoinho



 

Data: dias 03 e 10 de junho.

Horário: 19 horas (online)

Link para acesso: ig do Centro Coreográfico @ccoreograficorj

Classificação: Livre

Duração: 1 hora


Informações:  A composição coreográfica se constrói a partir da interação das pessoas que estão observando, participando da Live, e adota a seguinte estrutura: 1) As pessoas entram na Live Performance, publicada através do perfil de um dos integrantes do Coletivo de Dança Redemoinho. 2) Este artista começa a explicar os procedimentos de interação: algumas perguntas simples sobre a covid-19 são formuladas, os espectadores da Live devem responder a essas perguntas com sim ou não, o primeiro espectador a fornecer a resposta adequada define os procedimentos de composição. 3) Esses procedimentos de composição são recursos coreográficos a partir dos quais se determinam algumas combinações dramatúrgicas – pode-se escolher um dentre quatro figurinos numerados; pode-se selecionar as músicas dentre as dispostas; pode-se, inclusive, selecionar se haverá interação com objeto ou não.


Título: Face a Face - Videodança em debate apresenta "Por onde os olhos não passam", de Andrea Maciel

Linguagem: Videodança

Público alvo: Público em geral.

Sinopse/Resumo: Nesta semana convidamos os seguidores das redes do Centro Coreográfico para contemplarem o videodança "Por onde os olhos não passam", de Andrea Maciel. Este trabalho fala sobre a busca, o abismo e o mergulho no desconhecido. A expansão do corpo no espaço aberto. No processo criativo, os movimentos vêm em primeiro plano, as possibilidades imagéticas vêm a seguir e mais tarde a emoção se desenvolve na imagem. Obra criada durante o Ateliê de Coreógrafos Brasileiros Ano II, Salvador, Bahia, Brasil.

Sobre "Face a Face - Videodança em debate"

Em mais uma parceria entre o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e o Face a Face Plataforma de Artes Performativas, convidamos todas e todos para o Face a Face - Videodança em Debate, uma ação participativa na qual convidamos residentes, parceiros e públicos do CCO para compartilhar conosco videodanças / vídeos de dança que tenham marcado suas trajetórias artísticas.

Ficha Técnica: Andrea Maciel e Paulo Mendel

Serviço: 

Data: 11/06/2020 Horário: online Link para acesso: https://vimeo.com/136374061

Duração: 7min

Informações: @faceaface_plataforma, @ccoreograficorj (Instagram)  

CENTRO COREOGRÁFICO EM CASA 12




Título: Corpos SãoS em todo lugar

Linguagem: Dança

Público-alvo: 


Sinopse/resumo: "Corpos SãoS em todo lugar" é uma proposta de espetáculo de dança itinerante que, não só fala, como também dança que é possível dar caminhos para todo corpo dançar, independente de biotipo, compartilhando histórias de bailarinas que já se sentiram pressionadas, pela sociedade e pelo próprio meio da dança, a mudarem sua forma corporal em função de um "físico padrão". Através da dança, o trabalho questiona os "padrões de uma dança sem padrão". Afinal, qual parte do seu corpo não é bela quando tocada pela imaginação?

Serviço:

Data: 13 de junho Horário: 14h (online) Link para acesso: @ccoreograficorj

Classificação: Livre

Duração: 1h

Assine a minha newsletter

© 2020  Portal Tijuca-RJ - O seu bairro da internet

E-mail: contato@tijuca-rj.com.br

  • Facebook
  • Instagram