• Portal Tijuca-RJ

ALTO DA BOA VISTA, E, SUAS DIVISAS REGIONAIS



O Alto da Boa Vista é um bairro da zona norte do Rio de Janeiro que faz divisas ao sul com São Conrado, a sudoeste com a Barra da Tijuca, a sudeste com a Gávea (Rio de Janeiro), a leste com a Tijuca, a nordeste com o Grajaú.










O Parque Nacional da Tijuca ocupa grande parte de seu território, seguido por amplas residências de classe alta e por pequenas favelas ao longo de suas encostas.











Seu clima ameno em comparação com o resto da cidade se deve ao fato de estar situado a uma altitude média de 300 metros acima do nível do mar e por ser rodeado pela Mata Atlântica. Tais amenidades tornaram o Alto da Boa Vista destino de residência de uma classe alta emergente durante as décadas de 50 e 60 do século XX.






A partir das décadas de 80 e 90 a desvalorização da região devido ao processo de favelização das encostas levaram as autoridades a discutir os termos de uso do solo, uma vez que até então as construções só eram permitidas em terrenos de mais de 10.000 metros quadrados.




No entanto, já iniciaram-se os projetos de desocupação das encostas antes mesmo que se intensifiquem; a medida se deve pela preservação ambiental do local, visto sua importância para a cidade do Rio de Janeiro.

7 visualizações

Assine a minha newsletter

© 2020  Portal Tijuca-RJ - O seu bairro da internet

E-mail: contato@tijuca-rj.com.br

  • Facebook
  • Instagram