• Portal Tijuca-RJ

8 coisas que só quem mora na Tijuca vai entender



A Tijuca é um dos bairros mais tradicionais, antigos e populosos da cidade do Rio. A “Zona Sul da Zona Norte” como muitos gostam de se referir a região, possui uma série de peculiaridades e situações com as quais os tijucanos se deparam diariamente e que, muitas vezes, não dão a devida atenção. A seguir, listamos 8 fatos curiosos sobre esse lugar fantástico, perigoso e divertido, terra de Tom Jobim, Tim Maia, Erasmo Braga e Galvão Bueno, e com mais farmácias, padarias e lojas de caçados que qualquer lugar do mundo.



Onde começa e onde termina a Tijuca?


Esse, talvez, seja um dos maiores mistérios da humanidade. Afinal, até onde vai a Tijuca? Não existe uma marcação oficial e muitos dos bairros próximos, como Vila Isabel, Andaraí, Grajaú e Maracanã, integram o que se convencionou chamar da região da Grande Tijuca. Contudo, é muito comum estar em um dessas áreas vizinhas e pensar erroneamente que se está na Tijuca ou vice e versa. Nem a correspondência escapa, muitos recebem as contas com o CEP da Tijuca mesmo morando em outros locais. Até mesmo o Google, as vezes não consegue dar uma localização precisa se estamos de fato, na Tijuca, ou não. Quem sabe um dia esse enigma será desvendado.



C&A da Praça Saens Peña – O maior ponto de encontro do Rio


Todos os caminhos levam a C&A da Praça C&A



Se o estagiário aqui ganhasse R$ 1 real por cada vez que tivesse ouvido a frase: “Me encontra na C&A da Praça”, certamente estaria milionário. Aliás, não queremos fazer propaganda, mas parece que todo bairro do Rio tem uma C&A onde as pessoas marcam de se encontrar, não é? No entanto, não só os tijucanos, como pessoas de diversas regiões do Rio, muitas delas que nunca sequer pisaram na Tijuca, utilizam a loja de departamento como ponto de referência. Até pela sua localização próxima as saídas do Metrô na Praça Saens Pena.



Pensar em um monte de opções para sair e terminar a noite no…Buxixo


Point da Tijuca – Bar Buxixo – Praça Varnhagem




Ahhh a Praça Varnhagem, já salvou muita gente que não tinha nenhuma alternativa de diversão em um final de semana e acabou topando um chopinho com os amigos no Bar/Restaurante/Boteco Buxixo, que também conta com uma balada em seu segundo andar. Embora esse polo gastronômico, talvez o maior da Tijuca, tenha uma infinidade de outros estabelecimentos que servem os mais variados tipos de bebidas e comidas, o tijucano conhece o lugar unicamente como “Buxixo”, um patrimônio do bairro, mesmo não sendo um lugar de excelência, vamos combinar…



Linhas de Ônibus – Uns com tanto, outros com tão pouco


Ônibus da Linha 415 – Tijuca x Leblon



Vocês também não ficam com a impressão de que existem muitos ônibus das linhas 415, 410, 409, 606, 422, além de um monte que vai pra Barra, e poucos 621, 601 e 238?



Relação de amor e ódio com a Festa Junina da Praça Afonso Pena


Na Festa Junina da Praça Afonso Pena não tem só quadrilha de dança



Goste você, ou não, a Festa Junina da Praça Afonso Pena é um dos maiores eventos que ocorrem anualmente na Tijuca. No período de São João, o local é invadido, durante todo final de semana, por barracas de comidas típicas, como as tradicionais pamonhas, milho cozido e maça do amor, danças folclóricas, brincadeiras e muita música com um enorme palco montado no local. Porém, muitos reclamam, sobretudo os moradores do entorno, da bagunça, do barulho e da falta de segurança que o evento traz para a região. Uma das celebrações mais controversas da Tijuca, que desperta paixões e irritações nos moradores. Ame ou odeie, o fato é que é impossível consegue ficar indiferente com relação à Festa Junina da Praça Afonso Pena.



Ô lugar pra alagar



Os ônibus viram submarinos na Tijuca


A cidade do Rio tem uma triste “tradição” com chuvas e alagamentos, mas a Tijuca exagera. Pense num lugar que alaga quando chove, e nem precisa ser chuva forte. Diversas regiões do bairro ficam submersas, ruas intransitáveis com bolsões de água e trânsito parado provocando enormes congestionamentos. O ápice da Atlântida carioca acontece no campus do CEFET, em frente ao Rio Maracanã, que sempre não precisa de muito para transbordar e “transtornar‘ todo a região.



Pegar um atalho pela Lojas Americanas da Saens Peña e/ou pelo Mundial da Santo Afonso



E sair cheio(a) de chocolate e Fini Kkkk


Todos sabem mas vale falar, o bairro da Tijuca tem uma “passagem secreta” que permite ao cidadão ir da Praça Saens Pena ao Shopping Tijuca, gastando metade do tempo do que se desse a volta pelas ruas do entorno. Embora não seja uma distância das mais longas e cansativas, muitos tijucanos e pessoas que trabalham no bairro utilizam o atalho das Lojas Americanas e do Supermercado Mundial para ganhar tempo na vinda ou na ida de algum lugar. O problema é entrar em um dos dois estabelecimentos apenas para cortar caminho e acabar saindo de lá com as compras do mês ou um cartão de crédito.



As UPPs vão melhorar a segurança na Tijuca, eles disseram…



Polícia nas ruas

Melhorou? Será? Não sei não…





E aí Tijucano, o que mais a Tijuca tem de interessante/curioso/divertido?





Fonte: Diário do Rio

0 visualização

Assine a minha newsletter

© 2020  Portal Tijuca-RJ - O seu bairro da internet

E-mail: contato@tijuca-rj.com.br

  • Facebook
  • Instagram